Terroir & Tradition (2014)

Terroir & Tradition (2014)

Merlot – Marselan – Tannat

O Terroir & Tradition apresenta aromas complexos de especiarias, com notas de frutas vermelhas como cereja e groselha preta, e um toque de café. É um vinho especial, resultado da associação da paixão de jovens enólogos brasileiros, da experiência da adega Guatambu na Campanha Gaúcha, e do savoir-faire francês, testado em diversas partes do mundo, do enólogo francês Gaspar Desurmont.

Terroir

Clima : Temperado sub úmido com verões quentes e secos. A média anual de chuva é de 1.370 mm.
Solo : Arenito, arenoso, com boa drenagem.
Pessoal : o savoir-faire e a experiência dos viticultores dessa região possibilitam a produção de vinhos de grande qualidade.

Descrição

Com uma cor grená intensa e reflexos brilhantes violetas, esse vinho tinto tem uma linda profundidade.
No nariz nos dá aromas de frutas vermelhas como cereja, amora, groselhas pretas combinadas com notas de “sous-bois” e café. No paladar encontram-se taninos macios harmoniosos. Esse vinho bem estruturado combina frescor e untuosidade com um toque de baunilha. A casta Merlot dá o lado redondo. O Marselan garante a estrutura e o Tannat o poder.

Esse vinho é muito bem equilibrado, elegante com o nariz e o paladar que ficam em harmonia.

Vinificação

Antes da vinificação, cada casta foi escolhida a dedo. Elas foram plantadas em solos diferentes e possuem características bem particulares o que dá uma combinação com muita complexidade.

O processo de vinificação foi estabelecido com um protocolo padrão da vinícola experimental da Unipampa. A vinificação foi feita na adega Guatambu, na Campanha Gaúcha. Após o término da fermentação alcoólica, foi imediatamente permitido o acontecimento da fermentação malolática espontânea.

Esse vinho é um assemblage de vinhos que envelheceram em barricas diferentes. O Merlot e Marselan envelheceram durante um ano em barricas de carvalho francês para trazer finesse e aromas de café e o Tannat envelheceu numa barrica de carvalho americano para trazer suavidade, untuosidade e aromas de baunilha.