Terroir d’Effervescence (2014)

CHARDONNAY – PINOT NOIR – RIESLING ITÁLICO

Esse vinho efervescente, elaborado com método tradicional, é um assemblage de Chardonnay, de Pinot Noir e de Riesling Itálico. Vinhetica selecionou, na Serra Gaúcha, as melhores variedades de uvas para elaborar um grande vinho espumante. Sob a supervisão de Gaspar Desurmont e de Alejandro Cardozo, oferecemos uma aliança perfeita do terroir brasileiro e do savoir-faire francês.

Terroir

Clima : seu clima é oceânico, com invernos moderadamente frios, verões amenos e chuvas regularmente distribuídas ao longo do ano. A média anual de chuva é de 1.700 mm.
Solo : pouco profundo e rico em matéria orgânica.
Pessoal : o savoir-faire e a experiência dos viticultores dessa região possibilitam a produção de vinhos espumantes reconhecidos internacionalmente.

Descrição

Com uma cor amarela palha, reflexos brilhantes, esse espumante tem bolhas finas delicadas e constantes. Seus aromas de frutas brancas, abacaxi, maça verde, e uma nota de panetone são complexos.

Esse espumante reúne Chardonnay que traz elegância; Pinot Noir, que dá estrutura e boa persistência no paladar; além do Riesling Itálico, que garante um grande frescor.

Esse vinho possui uma boa acidez, muito equilíbrio, excelente cremosidade, com retro olfato agradável e frutado. Esse vinho é persistente e extremamente elegante e bem refrescante.

Vinificação

Elaborado pelo método tradicional francês Champenois de fermentação na própria garrafa, e é envelhecido por um ano sobre as próprias leveduras da fermentação o que lhe confere cremosidade.

A segunda fermentação foi feita com uma cortiça de rolha o que traz uma nota de panettone bem agradável na boca.

O dégorgement se faz em função da demanda o que permite deixar o espumante em perpetua evolução.