Terroir de Rouge (2014)

ARINARNOA – CABERNET SAUVIGNON

Terroir de Rouge é um vinho feito por um francês no sul do Brasil, na Campanha gaúcha.

Essa região foi escolhida por seu clima, a qualidade do Terroir e a riqueza do solo. Assim, é uma aliança do terroir brasileiro e do savoir-faire francês.

Terroir

Clima : Temperado sub-úmido possuindo verões quentes e secos. A média anual de chuva é de 1.370mm o que favorece um estresse hídrico.
Solo : arenito,arenoso,com boa drenagem.
Pessoal : o savoir-faire e a experiência dos viticultores dessa região possibilitam a produção de vinhos de grande qualidade.

Descrição

No nariz encontram-se os aromas frescos de frutas vermelhas como groselha e cereja. Na boca tem bom equilíbrio e no paladar encontram-se taninos suaves com uma pitada de pimenta-do-reino. É um vinho cheio de vitalidade apoiado por uma boa acidez no final.

Possui harmonia entre a boca e o nariz, e permite destacar as melhores características em pratos de sabores fortes e bem acompanhar a refeição entre amigos.

Vinificação

Vinhetica procurou a maior expressão dessas 2 uvas realizando uma maceração carbônica.
Trata-se de fazer de cada fruta um pequeno tanque, protegido das possíveis agressões externas pela sua casca. A polpa pode evoluir e permitir revelar todas os aromas que contêm. Após isso, na hora da prensagem, é a soma desses aromas frutados que vão se combinar para dar uma sensação de explosão de frutas ao nariz e a boca.

Uma maceração sob temperatura controlada permite esses aromas ficarem presentes.

Procuramos deixar o Terroir de Rouge o mais frutado possível com a escolha da levedura e o tempo de maceração certo para extrair os melhores taninos e proporcionar uma boca ampla. A atenção à data da colheita, assim como o Terroir de Rosé, permite a este vinho expressar um final fresco na boca.

Colheita manual em comporta
Esfriamento uma noite em camara fria
Maceração a frio durante 3 dias,
Maceração do tipo carbonica durante 6-10 dias
Prensagem
Fermentação malo-lactica provocada.

Harmonização

Pizzas, Carnes vermelhas, aves, queijos…