Terroir de Rosé (2014 / 2015)

MERLOT – TEROLDEGO 2014

MERLOT – TEROLDEGO – SYRAH 2015

O Terroir de Rosé é um vinho produzido no sul do Brasil.

Com o intuito de sempre melhorar os seus produtos, o enólogo decidiu adicionar a uva Syrah, que trouxe um aspecto ainda mais frutado e toques de especiarias para o Terroir de Rosé.

Essa região da Campanha Gaúcha foi escolhida por seu clima, a qualidade do terroir e a riqueza do solo. A produção deste vinho foi inspirada de vinificações da região Provence, na França, conhecida para os seus melhores rosés.

Com o clima quente, o sol forte: o Brasil parece o país perfeito para o nosso refrescante rosé. Pais de cores e ritmos, pais alegre, festivo e generoso: nosso rosé é a própria expressão deste país, com a riqueza de seus aromas e um sabor alegre.

Terroir

Clima : Temperado sub-úmido com verões quentes e secos. A média anual de chuva é de 1.370mm.
Solo : Arenoso, com boa drenagem.
Pessoal : O savoir-faire e a experiência dos viticultores dessa região possibilitam a produção de vinhos de grande qualidade.

Descrição

No nariz nos dá aromas de violeta, flores de campo combinados aos aromas delicados de amoras e framboesa. Esses aromas são somados às notas cítricas do limão siciliano. Na boca é elegante, combina frescor com untuosidade e possui o retro gosto persistente. Assim, o Terroir de Rosé é a aliança perfeita do terroir brasileiro e do savoir-faire francês.

Vinificação

Para entender a origem da leveza, dos aromas e da sensualidade do nosso rosé, detalhamos um pouco o nosso processo de vinificação : As uvas são cuidadosamente colhidas nas primeiras horas do dia para evitar que os raios quentes do sol alterem seu aroma. Parcelas homogêneas foram selecionadas com a valiosa colaboração do enólogo uruguaio Javier Gonzales, que trabalha em colaboração conosco para escolher as melhores uvas e produtores.

Para ter um bom frescor e conservar a acidez natural das uvas, elas devem ser prensadas sob baixa temperatura. Assim, após as colheitas, os cachos de uva descansam uma noite na câmara fria. São acordadas na desengaçadeira e transferidas para a prensa por gravidade.

É um fato reconhecido que os melhores vinhos rosados na França e no mundo, são realizados por prensagem direta. A prensa é pneumática, o que tem grande importância: ela permite, por degraus de pressão crescentes, limitar a coloração dos sucos.

Depois, o suco é colocado em tanques onde a fermentação se realiza entre 12 e 16°c. Assim se conserva os aromas mais delicados. A fermentação dura aproximadamente um mês. Uma leve criação no mosto demonstra que o Terroir de rosé terá boa presença na boca.

Harmonização

Frutos do mar, saladas, tartar de peixe, comida mediterrânea…