Você já conhece os vinhos da Campanha Gaúcha, no Brasil?


Se até hoje as pessoas torcem o nariz ao falar sobre vinhos brasileiros, é por falta de conhecimento ou porque estão tendo um baita azar e só provaram vinhos ruins.
O Brasil, como qualquer outro país, faz vinhos bons sim. É claro que temos alguns que precisam melhorar (alguns, precisam melhorar muito), mas temos produtos muito legais por aqui e que merecem nossa atenção.
E para mostrar que dá para ser diferente (e melhor), os vinhos da Campanha Gaúcha foram apresentados recentemente em uma mini-feira em São Paulo. E para se situar, quando falamos em Campanha estamos falando em um lugar bem ao sul do Brasil, bem lá no final do país, onde reinam campos férteis e um clima muito propício para o cultivo da uva e claro, a produção de vinho.
Os produtores que estavam lá (são os da foto acima) mostraram suas recentes criações e para muitos, eram quase que as primeiras. É uma região que é muito nova nesse tipo de agricultura, mas que certamente vai dar o que falar.
Dos vinhos que eu provei (em breve escrevo sobre alguns mais especificamente), gostei da maioria. Vinhos com caráter, diferentes, com boa vocação gastronômica, sem grandes máscaras, sem uso exagerado de madeira e principalmente, feito por gente que está a fim de criar uma bela história daquele lugar.
Vinhetica foto 11 06 16 58Vinhetica foto 11 06 16 58