[Artigo] Degustação apresenta vinhos da Campanha Gaúcha

Nos dias 25 e 26 de maio ocorreu no Shopping Frei Caneca a Degustação dos Vinhos da campanha Gaúcha, um evento organizado pela associação Vinhos da Campanha e que contou com a presença de diversos produtores associados.

A Campanha Gaúcha, região fronteiriça com o Uruguai e que já foi tema de diversas matérias do V&G, consolida sua posição como grande produtora de vinhos finos no Brasil, e começa a demonstrar a qualidade de seus produtos com competência, profissionalismo e investimento em técnicas mais apuradas, e a denominação de Indicação de Procedência da região não deve tardar a vir: o pedido já foi feito no INPI.

Nessa degustação, foi possível degustar vinhos muito diversos, alguns já clássicos da região, bem conhecidos de quem se interessa por vinhos nacionais, e outros que surpreenderam – tanto pela qualidade quanto pela diversidade.

Dentre os já conhecidos, destacam-se o Gewürztraminer da Cordilheira de Sant’Anna, que também trouxe um Tannat e um Cabernet Sauvignon de 2005 excelentes; o Épico da Guatambu, um corte de Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo; a Peruzzo, que levou seu premiado Cabernet Franc e um Merlot muito fino; a Vinhetica, gaúcha com DNA francês; e a Bueno Wines, cujo espumante é pura elegância.

Algumas das vinícolas apresentaram novidades muito empolgantes e que prometem firmar ainda mais a boa reputação já alcançada pela Campanha. Entre as mais comentadas, destaque para a Estância Paraizo(grafada com z, mesmo), com a vinícola Don Thomaz y Victoria que apresentou um ótimo Cabernet Sauvignon, e para a Routhier & Darricarrère, que chamou a atenção tanto pela qualidade dos vinhos quanto pelos rótulos artísticos e bem-humorados – a Salamanca do Jarau de Gelson Radaelli estampa o rótulo de outro notável Cabernet Sauvignon, e uma Kombi em estilo op-art ilustra um Brut cheio de sabor.

Em época de dólar instável e de grande oferta de produtos importados, vale a pena conhecer mais o produto nacional, cujo benefício pelo que se paga é cada vez maior.
Vinhetica foto 11 06 17 12Vinhetica foto 11 06 17 12Vinhetica foto 11 06 17 12